segunda-feira, 21 de março de 2011

O TEMOR DE DEUS

Pv.19:23-“O temor do Senhor conduz à vida, e aquele que o tem ficará satisfeito e mal nenhum o visitará”.
A Bíblia contém lindas e extraordinárias promessas. Esta é uma delas. Creio que vale a pena, não só sermos tementes a Deus, mas ensinarmos nossos filhos a serem também. Neste humilde trabalho, pretendemos descobrir na palavra de Deus, o que devemos entender por temor de Deus, e ao mesmo tempo termos consciência de que somos tementes a Deus e assim possamos ensinar às nossas crianças e adolescentes. Ainda mais quando meditamos sobre Sl.85:9-“Próxima está a sua salvação  daqueles que o temem  .Vejamos mais alguns dos textos bíblicos que tratam do  assunto.
                   
“Eis que o temor do Senhor é a sabedoria(!) , e o apartar-se do mal é o entendimento”(Jó.28:28).
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência, todos  que a praticam e o seu louvor permanece para sempre.”(Sl.111:10)
“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”(Pv.1:7).
“O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu (a sabedoria) os aborreço” (Pv.8:13).
“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria e a humildade precede a honra”(Pv.15:33)

Estes textos tratam do conceito bíblico do que vem a ser: temor de Deus. Não tem nada a ver com medo de Deus!  Por eles descobrimos que ser temente a Deus é ser prudente, isto é, possuir a verdadeira sabedoria. Uma forma de permanecer no “ louvor de Deus”  ; é não admitir o mal em hipótese alguma (nem por brincadeira!); nunca pensar que é mais que os outros, nem ser “metido”, cheio de pose; ser sinceramente humilde; andando sempre pelo caminho do bem, falando somente o  que edifica as pessoas. A igreja cristã, no primeiro século, foi uma igreja fortíssima e que cresceu vertiginosamente. O motivo está explícito  em At.2:43-“Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos  apóstolos”.

Se a Bíblia afirma que temor de Deus é sabedoria, vamos estudar com um pouco mais de profundidade, a respeito da sabedoria. Abra a sua Bíblia em Pv.8:22-36. Leia este texto uma ou duas vezes com muita atenção. A sabedoria com a palavra: “O Senhor me possuía antes do início de sua obra, desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra”. E vai descrevendo a criação: “fontes carregadas de águas”, “os outeiros” “as amplidões” “o princípio do pó da terra”, “as nuvens”“a face e as fontes  do abismo”, “as divisões das águas e os fundamentos  da terra”...terminando essa parte com o vs. 30: “eu estava com ele (Deus) e era seu arquiteto(!) , passando pelo vs.35: “Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do Senhor”. Abrindo, agora, em João, 1, os quatro primeiros versículos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus. e o Verbo era Deus. Ele estava no  princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que  foi feito se fez. A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens”. Vamos agora. comparar com Cl. 1:15-17:-“ ele (Jesus), é a imagem do Deus invisível,o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as cousas,nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio  dele e para ele”. Podemos, então concluir: Jesus,  o arquiteto de Deus, é a própria  expressão da sabedoria de Deus! Lemos em Tg.1: 5:-“Se alguém necessita de sabedoria, peça-a Deus que a todos dá liberalmente...”Então, que experiência maravilhosa: você busca a Deus, tentando achar sabedoria e... encontra-se com Jesus! Vamos refletir, agora, sobre algumas promessas que a palavra de Deus faz a todas pessoas tementes a Deus.

PROMESSAS DA BÍBLIA PARA PESSOAS TEMENTES A DEUS


A] São pessoas muito abençoadas e amparadas pelo Senhor, inclusive suas famílias, procuram cumprir seus mandamentos e por isso são felizes.
v     Sl.112:1-“Aleluia! Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos”.
v     Sl.115:13:-“Ele abençoa aos que temem ao Senhor, assim pequenos como grandes”.
v     Sl.115:11-“Confiam no Senhor os que temem ao Senhor, ele é seu amparo e seu escudo”.
v     Pv.14:26-“No temor do Senhor tem o homem forte amparo e isso é refúgio para seus filhos”.
   
B] O temor do Senhor conduz à vida e prolonga a vida porque é fonte de vida. 
v     Pv.19:23-“O temor do Senhor conduz à vida, aquele que o tem ficará satisfeito e mal nenhum o visitará”.
v     Pv.10:27-“O temor do Senhor prolonga os dias de vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”.
v     Pv.14:27-“O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços de morte”.

C] Promove a intimidade com Deus e a consequente orientação de seus projetos na vida.
v     Sl.25:14-“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos ele dará  a conhecer a sua aliança.”
v     Sl.25:12-“Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que  deve escolher”.
   
D] Supre as necessidades, dá riquezas e honra, aos que temem ao Senhor.
v     Sl.34:9,10-“Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”.
v     Pv.22:4-“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.”

E] Prepara o caminho para a Salvação.(A grande promessa!)
v     Sl.85:9-“Próxima está sua salvação dos que o  temem...”

As pessoas tementes a Deus são muito mais facilmente alcançadas pela  sua graça . Como na parábola do semeador, representam a boa terra, isto é, o solo fértil, onde a semente do evangelho pode cair, germinar e produzir frutos a cem, a sessenta  e a trinta por um!. Leia todo o capítulo 10 de Atos dos apóstolos e sinta como a salvação chegou até Cornélio, centurião romano, homem piedoso e temente a Deus! Leia também a história de Lídia, uma comerciante temente a Deus, e cuja casa se tornou numa base de evangelização do continente europeu! Cf. At.16:11-15.

O TEMOR DE DEUS-É mandamento

Amar a Deus e temer a Deus não se apresentam na Bíblia como opções, são mandamentos.Vejamos alguns textos:
v     Dt.6:5-“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o  teu coração, de toda a tua alma,de toda a sua força”.
v     Dt.6:24-“O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos  o Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem...”
v     Dt.10:12-“Agora, pois, ó Israel, o que é que Deus requer de ti? Não é que temas o Senhor teu Deus, Andes em todos  os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor  teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma?
v     Dt.10:20-“Ao Senhor teu Deus temerás...
v     Js.24:14-“Agora, pois, temei ao senhor e servi-o com integridade e fidelidade...”

O TEMOR DE DEUS – Ensinado e aprendido

 Jamais poderemos ensinar ou mesmo transmitir FÉ a quem quer que seja.A fé é um dom de Deus. Entretanto, a Bíblia declara que podemos ensinar e aprender o temor do Senhor. Vejamos alguns textos:
v     Dt.4:10-“...reúne este povo e eu os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam  a temer-me todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos.”
v     Dt.14:23-“...para que aprendam a temer o Senhor teu Deus, todos os dias.”
v     Dt.31:13-“...para que seus filhos, que não a souberam, ouçam e aprendam
a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias...”
v     Sl.34:11-“Vinde, filhos, e escutai-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor”.
v     Pv.2:5-“Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”.
 Concluímos que deve ser uma prioridade da família, e também da igreja, ensinar o temor do Senhor aos seus filhos, principalmente às crianças e adolescentes(!)

APRENDENDO A TEMER  AO SENHOR

A palavra de Deus declara que podemos aprender e também ensinar  o temor de Deus. Neste estudo vamos descobrir, na própria Bíblia como se pode obter esta  maravilhosa experiência. Vamos considerar, nesta introdução, alguns textos, os quais nos ajudam a adquirirmos segurança naquilo que estamos aprendendo.
v     Hb.11:06-“De fato,sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

É o que necessitamos, em primeiro lugar. Ter uma fé firme de que o nosso Deus é um Espírito Onipotente, Onisciente, e que simultaneamente ocupa todos os espaços deste maravilhoso Universo! Por exemplo, quando nós oramos, precisamos ter certeza de que Deus está “aqui” ao nosso lado. Caso contrário estamos apenas “repetindo” cousas que ouvimos outros falarem, o que não terá nenhum valor. Jesus advertiu: “Não useis de vãs repetições como os gentios” (Mt. 6:7). Vamos meditar em algumas passagens que nos ajudam a adquirir esta certeza.
v     Gn.1:1-26-“No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia....” etc., etc., 27-28:-“ Criou Deus, pois,o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a ...”
Tenhamos um sincero momento de louvor e de adoração pelo fato de ter Deus criado todo este Universo e nos ter criado à sua imagem e semelhança!!
v     Sl.139:l-4-“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto”... etc, etc, Vs.5-6:-“Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão. Tal conhecimento e maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir”.
v     Pv.15:3-“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”
v     Sl.l39.13-15-“Pois tu formaste o meu interior e me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo maravilhosamente fui formado”..etc, etc, l6:-“Os teus olhos me viram substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda”.
Notamos que neste ponto da descrição, Davi, o escritor deste Salmo, não se agüenta, pára, e dá um grito de louvor e de adoração: vs.l7:- “Que preciosos para mim, Senhor, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia, contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.”
 Vamos fazer como salmista: que coisa maravilhosa é você pensar que está envolvido(a) totalmente  com o manto protetor de  Deus! Que teve cuidado de você, desde o momento em que foi concebido(a)!
Tenhamos, pois mais um SINCERO momento de louvor e de adoração a esse maravilhoso DEUS!!
Nota: Se você não puder fazer isto, de coração, não faça de jeito nenhum. Que excelente momento este, para você aceitar a sugestão do salmo 37:5-“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele o fará” Veja, você não sabe o quanto de  vida tem pela frente! E não vai querer continuar a viver por sua própria conta e risco, vai? Então aproveite a oportunidade: entrega o teu caminho ao Senhor!

SUGESTÕES  ÚTEIS

  • Cultivando a obediência. Em muitas passagens referentes ao temor do Senhor, nós encontramos: “temei ao Senhor e obedecei aos seus mandamentos...” Em Ef. 6:1-“Filhos, obedecei aos vossos pais no Senhor, pois isto é justo”. Quando cultivamos a obediência e exigimos obediência de nossos filhos, estamos aprendendo e ensinando o temor do Senhor. A Bíblia diz que o próprio Senhor Jesus aprendeu obediência... (cf. Hb.5:8). Façamos da obediência um componente de nosso caráter; aos pais, aos professores, aos nossos superiores, aos patrões, às leis do trânsito, leis municipais, estaduais ou federais. Tenhamos sempre em mente: “ordem não se discute, se cumpre”. Quando o espírito de obediência não é cultivado, vai se instalando em nosso coração, o seu oposto que é o espírito de rebeldia. A Bíblia diz que a rebeldia (ou rebelião) é como o pecado da  feitiçaria!!  (1Sm.15:23)
  • Desviando-se do mal. Em Jó, 28:28, aprendemos que temer ao Senhor é mesmo que ter sabedoria e entendimento para apartar-se do mal. A Bíblia, quando fala a respeito de Cornélio(At.10:2), o centurião romano temente a Deus, a ele se refere como um homem que “de contínuo orava a Deus,” isto é, tinha o hábito de orar. Precisamos, cada manhã, cultivarmos um momento com Deus, não somente para agradecer-lhe pela noite, mas pedindo sabedoria e discernimento para tomarmos corretamente as decisões naquele dia... Adquirindo o hábito de orar você estará aprendendo a temer ao Senhor.Em Pv. 8:13, a palavra nos explica que temer ao Senhor é aborrecer o mal. Será interessante repensarmos todos os nossos hábitos e costumes, e nos corrigirmos daqueles que podem nos prejudicar, ou prejudicar alguém a quem amamos. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...”(Sl.111:10; Pv.l:7 e 9:10). Conforme nos desviamos do mal vamos aprendendo a temer ao Senhor.
  • Cultivando bons pensamentos.  Na Bíblia, a palavra coração aparece mais de oitocentas vezes significando não somente o órgão que bombeia o sangue para todo corpo humano, mas e principalmente, como a sede da alma, a fonte de todo o pensamento.O escritor de Provérbios registra: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(4:23). E mais: “Como imagina em sua alma , assim ele é...”(23:7). Paulo, o grande apóstolo, nos dá ótima lição: “Finalmente, irmãos, tudo o que verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”(Fp.4:8).Não devemos soltar o nosso pensamento nem dar asas  à nossa imaginação, pelo contrário devemos mantê-los cativos à obediência a Cristo(cf.2Co.10:5). Se conseguirmos controlar nossos pensamentos, estaremos aprendendo o temor de Deus.
  • Cuidado com a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa. Esses quatro itens são por demais importantes se quisermos atingir nosso objetivo. Estejamos vigilantes, de modo que jamais nos sintamos melhores de quem quer que seja; muito menos que nos apresentemos arrogantes, com altivez de espírito perante aqueles que nos cercam; já falamos sobre buscarmos o discernimento  para tomar as decisões que evitam o mau caminho. Mas se aprendermos disciplinar a nossa maneira de falar, isto é, a nossa língua, certamente aprendemos o temor de Deus. Mais alguns textos: Pv.18:21-“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”; Pv.15:2-“A língua dos sábios adorna conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama estultícia”; 15:4-“A língua serena é a árvore da vida, mas a perversa quebranta o espírito”; Pv.13:3-“O que guarda a sua boca conserva a sua alma...” Será ótimo sabermos de cor:  Ef.4:29-“Não saia da vossa boca, nenhuma pala torpe, e, sim, unicamente a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem”. Também será muito bom lermos de vez em quando, todo o capítulo três de Tiago. O. K.?
  • Vale a pena todo o esforço para aprendermos e ensinarmos o temor de Deus! Humildemente, no temor do Senhor, para sua honra e glória.
Pr. Marçal

Um comentário:

  1. Acreditamos que o momento de entregar os dízimos e as ofertas deveria ser de grande júbilo. Contudo, em várias denominações que frequentamos como visitantes este momento era de constrangimento. Por isso faz-se necessário que mensagens como a sua, Pastor Marçal, sejam divulgadas, para que os cristãos voltem a agir como a igreja primitiva, onde todos participavam com alegria do momento da partilha. Obrigado por repartir conosco a sua sabedoria.
    Deise e Jorge.

    ResponderExcluir